terça-feira, 12 de março de 2013

Resenha do Livro: As vantagens de ser invisível


Não vou negar que sou suspeita para falar do livro “As vantagens de ser invisível”, pois o amei e me identifiquei bastante, mas tentarei ser bem crítica.

Ganhei o livro de aniversario e em menos de uma semana já o havia lido! A escrita é simples e vai te prender do inicio ao fim.

Diferente da maioria dos livros que estão ficando “famosos” não há criaturas sobrenaturais, são apenas relatos de um garoto anti-social que tem de lidar com os problemas da adolescência. O livro é a união de todas as cartas de Charlie para “um amigo”, uma espécie de diário hilário e ao mesmo tempo dramático.

Na primeira carta Charlie se apresenta e deixa muito claro que os nomes usados são falsos e que em hipótese nenhuma ele irá se identificar, apenas precisa desabafar.

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste o mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim”.

Charlie tem 15 anos e ao decorrer da história conta pelo que tem passado no primeiro ano do Ensino Médio, os dramas familiares, indica livros e músicas, conta tudo sobre sua amizade com Sam, Patrick, Alice, Bob e Mary Elizabeth, além de compartilhar suas descobertas. O primeiro beijo, sua primeira relação sexual, a primeira vez que se masturbou, seu primeiro namoro, seu primeiro amor, a primeira vez que usou drogas... Tudo é relatado sem o menor pudor.

A Nobel só está vendendo “A Vantagens de ser Invisível” para 18+, o que em minha opinião é uma besteira, pois atualmente crianças de 13 anos vivem coisas parecidas com Charlie e lê-lo relatar seu dia-a-dia pode fazer com que se identifiquem. Já no caso dos mais velhos, ler o livro será bem nostálgico.

O que torna “As vantagens de ser invisível” tão especial? A simplicidade. O relato de problemas familiares, amorosos e até interiores e nunca superados nos torna próximos de Charlie e suas novas experiências tornam-se nossas também.

Título: As Vantagens de ser invisível
Título Original: The sperks of being a wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Número de Páginas: 223
Tipo: Literatura Infanto-juvenil

0 comentários:

Postar um comentário